04/04/2010

LEITURA OBRIGATÓRIA!

R A C I S M O  E  S O C I E D A D E - Carlos Moore

Novas bases epistemológicas para entender o racismo
(Nandyala Livraria Editora)
nandyala@nandyalalivros.com.br -(31)3281 5894  - Av.Contorno 6000 lj/01 - SAVASSI

Muita gente não imagina o que há por trás do racismo. Chegam a pensar que é fato superado e que ações afirmativas nem sejam necessárias.
O fato é que, Racismo é uma realidade e está impregnado em nossa sociedade e em nossas mentes, devido a ter sido, ao longo dos séculos, sistematizado, idealizado e introjetado no modo de pensar das pessoas, inclusive dos próprios estigmatizados. É preciso e urgente que sejam realizados projetos educacionais até mesmo na  educação infantil, com o objetivo de desconstruir algo tão intencionalmente construido, durante tanto tempo.  O racismo e o preconceito estão  presentes em cada canto desse planeta e  permeia nossa sociedade, em pleno século XXI! Banalizar o preconceito não resolve. É necessário entender, para poder sentir a necessidade de mudar! Mudar o pré estabelecido.

Entendendo o processo:

 Sobre a questão sociopolítica de Cuba:

"Não confundir alhos
com bugalhos

ou

"Dissidentes Negros no Exílio"
com "lágrimas de crocodilo"!!

Essa é uma das questões que tenho tratado sempre com meu mestre Carlos Moore: nem todos os cubanos exilados o são pelos mesmos motivos ou pertenciam a mesma "classe social".

Grande parte desses dissidentes pertenceram as elites da llha e nunca tiveram o menor comprometimento com a luta geral de todos os oprimidos pobres ou batalhas específicas como o conflito racial por exemplo. Vamos chamar, aqui, esses cubanos exilados que não nos inspiram a mínima solidariedade de "cubanos de Miame".

Não é com esses que estamos, pois não é contra os avanços sociais reais da Revolução que nos rebelamos.

Eu, de minha parte, tenho me solidarizado - por identificação direta - com aqueles cubanos que estão exilados dentro ou fora de Cuba pelo mesmo motivo que sou um exilado dentro do Brasil: o racismo institucional!

Nelson Maca
Condenado da Terra


ENTREVISTA COM CARLOS MOORE 


Carlos Moore nasceu e cresceu em Cuba. Doutor em Ciências Humanas e Doutor em Etnologia da Universidade de Paris- na França. É atualmente Chefe de Pesquisa (Sênior Research Fellow) na Escola para Estudos de Pós Graduação e Pesquisa da University of the West Indies (UWI), Kingston, Jamaica. Foi consultor pessoal para assuntos latino-americanos do Secretário Geral da Organização da Unidade Africana (atualmente União Africana), Dr. Edem Kodjo, de 1982 a 1983, e consultor pessoal do Secretario Geral da Organização da Comunidade do Caribe (CARICOM), Dr. Edwin Carrington, de 1966 a 2000. Foi assistente pessoal do professor Cheikh Anta Diop, diretor do Laboratório de Radiocarbono do Instituto Fundamental da África Negra, de 1975 a 1980, em Dakar, Senegal.


(Para ler a entrevista na íntegra: )
http://www.overmundo.com.br/overblog/entrevista-carlos-moore-palavras-essenciais (em português)

http://gramaticadaira.blogspot.com/2009/11/entrevista-com-carlos-moore.html   ( em espanhol)

Nenhum comentário :

Postar um comentário