23/03/2010

Marcio Lacerda afirma ser este, um movimento político, não reivindicatório.

Não abandone os colegas de trabalho: entre nesta luta. Precisamos ampliar mais do que os atuais 70%. Prove para o Prefeito que esta luta é reivindicatória!
Prefeitura de BH entra na Justiça contra greve dos professores
Márcio Lacerda afirmou que movimento é político e não reivindicatório, e descartou, neste momento, reajuste de salários no funcionalismo
Denise Motta - Repórter - 23/03/2010 - 11:54
Márcio Lacerda espera para quarta-feira (24) que a Justiça se pronuncie
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), acionou a Justiça para conter uma greve parcial na Educação. Lacerda disse considerar a greve uma decisão "política", pois os sindicalistas não apresentaram formalmente reivindicações. "Não temos pressa em negociar. Entramos, ontem (22) à noite, com ação na Justiça. Até amanhã, a gente espera que a Justiça se pronuncie porque essa é uma greve política, não é reivindicatória. É politica porque não há negociação. Os próprios pais foram contra a greve. Eles sequer protocolaram uma pauta de reivindicações".
O prefeito também avisou que por enquanto não tem perspectiva de reajustar salário de nenhuma categoria do funcionalismo. A longo prazo, estudos envolvendo a arrecadação do município podem proporcionar aumento. Lacerda destacou que a prefeitura, na área de Educação, tem remuneração melhor que a do Estado, mesmo com o reajuste de 10% anunciado na segunda-feira pelo goveranador Aécio Neves (PSDB) para todos os servidores estaduais.
Adriana Mansur, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte (SindRede), condenou a postura da PBH de entrar na justiça contra a greve. "Temos 70% das 240 unidades escolares paradas. A greve começou dia 18 e ganha a cada dia força. Hoje à tarde realizamos uma assembleia para discutir os rumos do movimento. É lamentável o prefeito entrar na Justiça. Greve é um direito do cidadão", posicionou-se sindicalista.
Segundo ela, os grevistas ainda não foram notificados pela Justiça. As reivindicações principais, segundo ela, é recomposição salarial de 22,41% e equiparação salarial das professores de educação infantil com os demais.
O prefeito também comentou nesta terça-feira (23) a respeito de pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgada recentemente, na qual a capital mineira surge no topo do ranking de cidades desiguais em todo o mundo. Lacerda questionou os critérios do estudo, considerando que discrepâncias envolvendo a renda não pode ser associada à desigualdade social.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/prefeitura-de-bh-entra-na-justica-contra-greve-dos-professores-1.94734
Mensagem enviada por Wanderson Rocha - Mestrando em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford

Nenhum comentário :

Postar um comentário