18/10/2009

"É possível ter Escolas públicas Excelentes"

Cristovam Buarque (PDT-DF) relatou ontem em Plenário visita que havia feito pela manhã à Escola de Tempo Integral Padre Jósimo Morais Tavares, em Palmas. O senador afirmou que é possível ter "escolas públicas excelentes em todo o país". Dizendo-se encantado com a qualidade do ensino ministrado às crianças da capital tocantinense, em sua maioria oriundas de famílias de baixa renda, Cristovam elogiou o prefeito da Palmas, Raul Filho, por ter conseguido construir, equipar e vir mantendo em funcionamento, apenas com recursos do município, a escola de tempo integral. A instituição, inaugurada em 2007, possui cinco laboratórios (físico-químico, ciências, multiuso, informática e línguas), banheiros organizados, uma sala de descanso, um refeitório com cadeiras coloridas e quadros com motivos tocantinenses. O complexo esportivo conta com duas quadras cobertas, um campo de futebol, uma pista de atletismo, enfermaria, salas de dança, música e artes marciais, duas piscinas, sendo uma infantil e outra semiolímpica. Cristovam informou que as crianças chegam cedo ao colégio, tomam café, almoçam e lancham. Os estudantes permanecem nove horas na instituição, podendo chegar a 11 horas quando são incluídas atividades como natação, dança, xadrez e inglês. A escola, frisou o senador, está localizada em um bairro pobre e é destinada a crianças também pobres. A excelência do colégio, disse Cristovam, faz com que os professores tenham dificuldade para mandar as crianças para casa porque elas se sentem bem no ambiente escolar. Apontando a iniciativa exitosa de Palmas como exemplo a ser copiado pelo restante do país, Cristovam pediu o apoio do Senado para a aprovação do projeto de lei de sua autoria que determina a obrigatoriedade de políticos eleitos matricularem seus filhos em escolas públicas, como forma de comprometê-los com a melhoria da qualidade do ensino no país. Fonte: Jornal do Senado de sexta-feira, 26 de junho.

3 comentários :

  1. Sou a favor da escola em tempo integral e contra a escola integrada, experiência de BH. No entanto fico muito preocupada das crianças e jovens passarem tanto tempo no espaço público (escola) e pouco no privado (casa). Minha preocupação passa desde o estresse q pode levar, até mesmo à perda de valores familiares. Qdo o Cristovam afirma, como elogio à escola, q as crianças e jovens não querem ir para casa, minha preocupação é muito maior.
    Thaís

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  3. É o caso da UMEI Carlos Prates (ASMARE). As crianças gostam tanto, que choram qdo chega a hora de ir embora. Com certeza, em suas casas, não existe os atrativos que a escola lhes proporciona.
    Infelizmente, é a situação econômica do país que produz essa recusa nas crianças, na hora de ir pra casa, porém há excessões, nem sempre é o fator econômico que faz com que as crianças não gostem de suas casas...

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