30/10/2012

Educação para a Proteção Animal







Nós da proteção animal e que por acaso também trabalhamos com educação, temos o dever de levar para o interior das salas de aula essa realidade, que só nós sabemos da extensão.
Nossos alunos precisam crescer melhor informados que nós fomos, para quem sabe, poder mudar esta triste realidade que está a perpetuar. A nossa relação com os animais domésticos, deve ser de respeito e não de exploração. É preciso fazer projetos para serem trabalhados nas escolas e mudar a lógica que impera: Animais não podem entrar na escola! Acho isto um absurdo, pois se os animais domésticos fazem parte de nossas vidas, se a maioria de nossos alunos tem em casa um animalzinho de estimação, porque a escola mantém esta distância da realidade dos alunos, como se fosse algo separado deles. A escola deve ser parte da vida dos alunos, onde eles possam vivenciar a realidade em que vivem e tenham condições de transformá-la.
Aprender a cuidar de um animalzinho é um exercício de pura delicadeza e ternura e que deve ser incentivado pelos professores, para estimular nas crianças, a sensibilidade, a responsabilidade e o cuidar do outro. Há que se por fim ao preconceito e encarar a vida sem hipocrisia. Somos animais, fazemos parte de um ecossistema, onde todos temos nossos papéis e precisamos aprender a viver em harmonia. Isto deve ser ensinado nas escolas para tentar diminuir a agressividade e a brutalidade, pois quem não aprende desde cedo a respeitar nossos animais, com certeza, não será um cidadão de bem.
Os cães e os gatos estão convivendo conosco há séculos e já não possuem habitat natural. Eles fazem parte das nossas vidas no campo e nas cidades. Estão em nossas casas, nas ruas e assim como os humanos, existem os que levam uma vida de puro luxo e aqueles abandonados à própria sorte, vivendo sob perigo constante, nas ruas, sendo maltratados, abusados e mesmo dentro de casa, muitos sofrem de violência doméstica , onde raramente se fica sabendo. Portanto, é preciso que uma nova consciência seja desenvolvida nos adultos e nas crianças, para por um fim a tantos absurdos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário