21/05/2012

PRIORIDADES DO MUNDO E CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO



Uma olhadinha na atualidade nos traz a imagem seguinte, apresentada por um relatório das Nações Unidas de 1998: Não se conseguem os 6 bilhões de dólares que seriam necessários para colocar nas escolas quem está fora delas, no planeta; tampouco se conseguem os 9 bilhões para assegurar água e saneamento para todos, ou os 13 bilhões necessários para assegurar saúde básica e nutrição para todos. Mas se conseguem 8 bilhões para cosméticos nos Estados Unidos, 11 bilhões para sorvete na Europa, 17 bilhões de ração para animais de estimação, 50 bilhões para cigarros na Europa, 400 bilhões para narcóticos e 780 bilhões para gastos militares no mundo. O relatório das Nações Unidas apresenta estas cifras com um titulo irônico: "Prioridades do Mundo?"
(Ladislaw Dowbor)
***

A Educação não serve, apenas para fornecer pessoas qualificadas ao mundo da economia: Não se destina ao ser humano enquanto agente econômico, mas enquanto fim último do desenvolvimento. Desenvolver os talentos e as aptidões de cada um corresponde, ao mesmo tempo, à missão fundamentalmente humanista da educação, à exigência de equidade que deve orientar qualquer política educativa e às verdadeiras necessidades de um desenvolvimento endógeno, respeitador do meio ambiente humano e natural, e da diversidade de tradições e de culturas. E mais especialmente, se é verdade que a formação permanente é uma idéia essencial dos nossos dias, é preciso inscrevê-la, para além de uma simples adaptação ao emprego, na concepção mais ampla de uma educação ao longo de toda a vida, concebida como condição de desenvolvimento harmônioso e contínuo da pessoa. (Relatório Jacques Delors)

***
A VIRTUDE DO DIÁLOGO  - Podemos  concluir a rápida análise da instituição escolar e de seu lugar no Estado. É claro que essa instituição não é o lugar onde as crianças se iniciam na política, nos conflitos de interesses e nas relações de poder que ela implica. Mas é, afastada a política, o lugar da cultura, o lugar onde são feitas as perguntas sobre os princípios: O que é uma constituição? O que é o Direito? O que é o Estado? O que é a informação, a comunicação? O que é a Justiça? Por isso, é um lugar eminentemente político. Tem o papel  de formar a opinião pública, para permitir que ela imponha, no centro das querelas e das rivalidades de pessoas, a consideração dos princípios. (...) Em termos Weilianos, é ela o lugar, não da discussão mas do diálogo, desse diálogo sem o qual a política é apenas a continuação, por outros meios, da guerra. (Patrice Canivez)

6 comentários :

  1. It is perfect time to make a few plans for the long run and it is time to be happy.

    I've learn this publish and if I may I want to suggest you some attention-grabbing things or suggestions. Perhaps you could write next articles relating to this article. I wish to read even more things approximately it!

    Here is my weblog :: Shiatsu

    ResponderExcluir
  2. I know this if off topic but I'm looking into starting my own blog and was wondering what all is required to get set up? I'm assuming having a blog like yours
    would cost a pretty penny? I'm not very internet smart so I'm not 100% positive. Any recommendations or advice would be greatly appreciated. Cheers

    my web site - Was ist die gesunde und einfache glutenfreie Diät
    my site :: kostenlose rezepte ohne gluten

    ResponderExcluir
  3. Thanks , I have just been searching for information approximately this topic for a while and yours
    is the greatest I've came upon till now. However, what about the bottom line? Are you sure concerning the supply?

    Take a look at my page :: diet drinks

    ResponderExcluir
  4. Stunning quest there. What happened after? Thanks!


    Here is my blog post leicht abnehmen tipps

    ResponderExcluir
  5. Hi there mates, its fantastic piece of writing about educationand completely explained, keep it
    up all the time.

    Here is my web site: low carb rezepte brot

    ResponderExcluir
  6. Thanks for ones marvelous posting! I really enjoyed reading it, you may be a great
    author. I will ensure that I bookmark your blog and definitely
    will come back from now on. I want to encourage you to continue your
    great posts, have a nice holiday weekend!

    My web blog wordpress videokurs

    ResponderExcluir