19/03/2012

Porque quem luta Educa!

A mídia desvirtua, distorce, a sociedade vira a cara, fica de mal...É tempo de Greve nas escolas de Educação Infantil e o impacto na sociedade é imenso. Afinal, "onde deixaremos nossos filhos para trabalharmos?" Este é o pensamento que transforma em desespero pais e mães que tem filhos pequenos e precisam da escola para deixá-los enquanto trabalham.
 Os professores não estão parados, estão fazendo seu trabalho que é educar. Educar a população, lutando nas ruas e exigindo seus direitos. É um trabalho que visa não apenas melhorar os salários, mas proporcionar uma educação de qualidade. Os pais no corre-corre do dia a dia, não pensam que a escola onde seu filho passa o dia todo, é o lugar que o educa, o edifica e o prepara para a vida. Muitas vezes, no afã de ter um lugar onde deixar seu filho ou sua filha para poder trabalhar, nem imaginam que tem professores trabalhando sem condições, com salas super cheias e sem ajuda profissional, pois muitas vezes falta profissionais e não tem outro, para substituir, pois a prefeitura não oferece essa condição. Na verdade estamos lutando também por melhores condições de trabalho e pela valorização do profissional da Educação Infantil.
Porque a Professora da Educação Infantil ganha menos que as demais professoras, sendo que a formação é a mesma? Isto é um indicativo de que a prefeitura não leva a sério a Educação das crianças pequenas. Consideram-nas seres inferiores talvez. Quando um pai ou uma mãe vai comprar um produto para seu filho de 1 ano e de 10 anos consecutivamente, ele comprará um produto de baixa qualidade para o filho de 1 ano e de melhor qualidade para o de 10? Claro que não. Ambos merecem o melhor. Da mesma forma, a educação. Será que a prefeitura entende que a criança pequena não precisa de profissionais bem qualificados para educá-la? Que o profissional da Educação Infantil é inferior aos demais professores? A verdade é que o trabalho de ambos tem que ser valorizados, pois, tem a mesma  formação, ambos trabalham com educação, em fases diferentes da vida humana apenas. Os cuidados que se deve ter com os bebês são fundamentais para que ele supere esta primeira fase da vida com maestria, para chegar na fase seguinte, com mais tranquilidade e mais apto a seguir em frente. A Educação é um processo, não pode pular etapas. Não se pode dizer que os professores do Ensino Fundamental são mais importantes que os da Educação Infantil, de maneira alguma. Os últimos apenas precisam ter conhecimentos diferentes, pois tem que passar conteúdos e técnicas de alfabetização, enquanto que na Educação Infantil, se prioriza o brincar, que também faz parte do processo educacional.

Nenhum comentário :

Postar um comentário