05/07/2011

Educação. Caso de política ou de Polícia?



A Educação em BH já está virando "CASO DE POLÍCIA!"





Entendam o caso:

















Há aproximadamente 7 anos, a prefeitura de BH decidiu "criar" o cargo de educador Infantil. Já existiam escolas de Educação Infantil, onde eram atendidas crianças a partir de quatro anos, mas em número bem pequeno. Era necessário ampliar este atendimento, para fazer cumprir a Constituição Federal e também, atender à demanda, mas sem gastar muito dinheiro, certo?  Então, criaram um cargo à parte, como sendo algo diferente no que diz respeito à um cargo de Educação. Fizeram uma "Gambiarra". Equivocadamente, acharam que iria dar certo, contratarem professores para exercer um cargo que só pode ser exercido por professores (caso queiram um trabalho de qualidade e que possa ser mostrado na mídia) mas ao mesmo tempo, tentar fazer acreditar que esse trabalho não é um trabalho de professor. Está dando pra entender? Bem confuso, né!  Pois é. Todo mundo já sabia disso, porém a coisa ficou clara de verdade, quando a Secretária de Educação, Macaé Evaristo sacramentou diante do promotor, esta falácia.

Agora não tem mais jeito. O caldo já entornou. Os professores que atuam na Educação Infantil querem saber se a função que exercem é a de cuidadores ou de Educadores. Se a primeira opção for a que  a Prefeitura quer, então: Adeus educação de qualidade; Adeus Educação Infantil como vitrine para ganhar votos e Adeus felicidade dos pais que se sentiam orgulhosos por terem seus filhos matriculados numa escola de qualidade!
Diante de tal constatação, os professores da Educação Infantil tem duas opções a seguir: Fazer o que a Macaé lhes conferiu, ou seja, simplesmente cuidar das crianças, enquanto seus pais trabalham, se eximindo de qualquer ação pedagógica, ou exigir que as professoras e professores da Educação Infantil sejam respeitadas e valorizadas como tal.

Seguindo a lógica da Prefeitura, seria melhor, contratar qualquer um, com ensino médio para exercer o cargo.
Lembre-se Macaé e Cia que, "Não estamos com a cuca exposta na janela pra passar a mão nela!"
 
Infelizmente, o Brasil sempre prioriza o futebol e o carnaval, em detrimento da educação e isto é lamentável. Com a aproximação da Copa do mundo, é como se o país parasse e nada mais tivesse importância. Bilhões estão sendo gastos em obras para turista ver e sair daqui, com a falsa impressão de que somos um país decente. Porém, o que faz um país decente é um povo digno e bem educado. Isto só é possível através da Educação.Portanto, não vamos deixar que políticos mal intencionados e tendenciosos causem um retrocesso naquilo que vem sendo construído a duras penas em nosso país, a Educação!

4 comentários :

  1. Oi Jace,
    Realmente isso mostra o descaso com que a educação é tratada nesse país. E além de todos esses absurdos que você relatou, também tiveram a coragem de dizer que somos do "quadro administrativo". Será que estamos lidando com máquinas em vez de formação humana?!?
    Mas a luta não pode parar....
    Temos é que erguer a cabeça e não desistir.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Durante a audiência na SMED, no dia 05, ouvi o Sr. Afonso dizer a Macaé para marcar uma reunião apenas com as Educadoras Infantis, sem a presença do sindicato. Será que ele está pensando que sem o sindicato a gente vai amarelar?

    ResponderExcluir
  3. Se ele está pensando isso ele vai se ferrar, pois as 5 educadoras em 6 meses conseguiram mais que o sindicato em 7 anos... Se temos a fala da Macaé, é em resposta a denúncia das 5 meninas.

    ResponderExcluir