01/05/2010

Encontro debate discriminação na educação


Sexta Assembleia da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação (Clade) reunirá especialistas de 19 países

da Redação


São Paulo sediará, entre os dias 3 e 5 de maio, a 6ª Assembleia da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação (Clade), que terá como tema "A educação é um direito: pela não discriminação na América Latina e no Caribe". O foco do encontro serão as múltiplas formas de discriminação, bem como outros obstáculos que configuram graves violações ao direito à educação.

De acordo com a Clade, apenas de 20% a 30% das crianças com deficiência frequentam a escola. Na Colômbia, de cada 100 jovens afrodescendentes que terminam o ensino médio, apenas dois têm acesso a estudos superiores. No Peru, 21% das pessoas adultas indígenas são analfabetas, contra apenas 4% das pessoas que falam o espanhol como primeira língua.

No Brasil, pesquisa mostrou que 99% da comunidade escolar admitem ter preconceito com algum grupo, como afrodescendentes, indígenas ou pessoas com deficiência (FIPE).


Programação

A abertura das atividades acontecerá na segunda-feira (03), às 18h30min, no Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda). Estarão presentes o Relator Especial das Nações Unidas sobre o Direito à Educação – Vernor Muñoz; da Procuradora da República em São Paulo, Eugênia Fávero; e de representantes de organizações e campanhas de promoção do direito à educação de 19 países. A atividade poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, por meio do endereço eletrônico www.campanaderechoeducacion.org/aovivo.

Na mesma noite, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica “La educación es un derecho: por la no discriminación en América Latina y el Caribe”, mostra itinerante realizada pela Clade, composta por cerca de 40 imagens.

Na quarta-feira (04), às 20h, haverá o lançamento do relatório “El Derecho a la Educación Vulnerado – La Privatización de la Educación en Centroamérica”, publicado pela Clape e pelo Foro Latinoamericano de Políticas Educativas (Flape) no Centro Cultural Rio Verde (Rua Belmiro Braga, 119 – Vila Madalena).

Já na quinta (05), o relator da ONU estará novamente no Memorial da América Latina, a partir das 10h, para participar de um debate aberto com estudantes e professores sobre o tema da discriminação na educação.

Mais informações sobre o encontro podem ser acessadas em http://clade2010.wordpress.com.

Fonte: Jornal Brasil de Fato.

Nenhum comentário :

Postar um comentário